Blog da Marcinha

Ao postar emoções, medos, sensações e utopias aqui, através de fotos, pensamentos, crônicas, artigos e poesias, entrego a vocês um pedaço enorme do meu coração, por vezes ferido, outras alerta ou contente. Use com moderação!

08 junho, 2010

As amenidades nossas de todos os dias (*)(**)

Para não dizer que não falo de flores, hoje decidi escrever sobre as pequenas encrencas de todos nós, às vezes complicadas e capazes de nos trazer as piores dores de cabeça, e outras tão banais e corriqueiras e mesmo assim roubam horas importantes de sossego. Não sei se porque ao acordar sempre deparo com o vazamento no banheiro que mancha a parede do corredor. Não sei se porque fico angustiada com a duração do tratamento dentário. Talvez em função do susto com o aumento da mensalidade do plano de saúde. Ou porque enfrento um momento de indecisão do futuro profissional de minha filha.
Se colocar todos os problemas pequenos ou grandes que me afligem no liquidificador, não faço ideia do resultado final, mas aconselho: é melhor sair da frente para evitar o estrago. Porque, com o amadurecimento da idade, arrisco dizer que aprendemos a lidar melhor com os pedregulhos da nossa rotina. E se nem o poeta Carlos Drummond de Andrade conseguiu esquecer o acontecimento das pedras no caminho, porque nós conseguiríamos? Podemos resolver, mas seguimos com a lembrança dos caminhos mais lapidados.
Talvez o que nos torne diferentes com o tempo passado é a maneira de encarar estes entulhos. Sem desmerecer o clichê da afirmação, desenvolvemos um jeito de aproveitar as partes recicláveis destes entulhos. Sim, porque elas existem. Não são apenas restos não aproveitáveis que compõem os problemas de todos nós. No meio de toda a bagunça, entre mortos e feridos, graças ao empenho de quem procura, surgirá uma quantidade a ser utilizada em alguma nova etapa. E o ideal seria separar nos armários da vida, gavetas para armazenar os ingredientes para uso futuro.
Às vezes, impossibilitados de separar e etiquetar nas gavetas corretas o positivo e o negativo de cada problema é frequente tropeçar nas encrencas e nem sempre resolver tudo no tempo ideal para não acumular mágoas e tornar amargas as futuras negociações.
As amenidades nossas de todos os dias, invariavelmente, são resolvidas com a ajuda de pessoas importantes. Como na próxima coluna, que escreverei no dia 9 de junho, comemoro mais um aniversário, surpreendendo encrencas que julguei bem difíceis de superar, agradeço estas pessoas sempre presentes na minha vida. Pai, mãe, irmãos, cunhada, sobrinhos. A insuperável Gabriela, filha, amiga e companheira. E aos amigos de tudo, Jorge, Soninha, Lessa, Carlinha, Silvana e vários da Saudosa Maloca, Marcela, Jurema e colegas do Correio do Povo, Lili e tantos outros que amo demais.
(*) coluna publicada originalmente no site www.coletiva.net no dia 2 de junho
(**) márcia fernanda peçanha martins

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial