Blog da Marcinha

Ao postar emoções, medos, sensações e utopias aqui, através de fotos, pensamentos, crônicas, artigos e poesias, entrego a vocês um pedaço enorme do meu coração, por vezes ferido, outras alerta ou contente. Use com moderação!

30 agosto, 2008

Mês do cachorro louco (*)

Se agosto é mesmo o mês do cachorro louco (aimopai, segura o Dalai, cão da minha filha Gabriela Martins Trezzi, que ele já é totalmente fora da casinha) e do desgosto, como diz o adágio popular (me puxei), tenho sido abençoada. E, lamento “catiguria” dos invejosos, mas tenho muito a comemorar. Para contrariar todas as projeções maquiavélicas, os agostos têm sido bem generosos com a minha pessoa. Como sou daquelas neuróticas que anota tudo na agenda, os dias já circulados com marca-texto em agosto, anunciam que novamente, em 2008, serei a criatura do passo errado e terei o que festejar no mês tenebroso.
Os primeiros fogos de artifício foram lançados com antecedência em julho mesmo e antecipei a comemoração. Não dava para esperar muito. A apresentação do sarau da comunidade do Orkut “Poemas à Flor da Pele”, grupo que integro, no dia 9 de julho, intitulado “Café Alfama: é fácil de amar” foi um sucesso. Não exatamente de público porque o porto-alegrense ainda reluta em conhecer novas opções culturais e a grande mídia não é nada simpática às inovações. Mas foi um sucesso especial para que eu percebesse que é possível se permitir e se ousar. A idade nem me intimidou e provoquei a minha inibição.
E como a apresentação em palco é resultado de um trabalho de grupo, agradeço através da coluna todo o elenco do sarau com uma estrofe do poema da portuguesa Maria Helena, que julguei ter interpretado. “Eu quis ser o poeta do sol alto. Do dia claro, das manhãs sem fim, mas foi a noite que tomou de assalto, o céu oculto que eu trazia em mim”, uma das 10 estrofes de “Lirismo” que entrego à Soninha Porto, Stella Vives, Mara Inez, Violetta, Pati Kobe, Cigana, Gabriela, Sandrinha, Luis Felipe (Shyn), Ricardo Mateus, Tadeu, Giovani e Marcos Bahrone, que mais uma vez abusou do talento na performance de Fernando Pessoa.
No dia seguinte, 10 de julho – tradicionalmente uma data que evito comemorar e não se lava roupa suja em público – o meu amado sobrinho/afilhado Rafael apresentou sua monografia “É o fim da várzea”, um ensaio etnográfico sobre formas de sociabilidade, narrativa e conflito em um time de futebol de várzea na cidade de Porto Alegre. E obteve conceito A do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS. Pois o meu Rafinha, que se forma em gabinete no dia 7 de agosto, escreveu coisas tão coerentes para quem completa 23 anos no dia 26 e nunca ganhou nada de mãos beijadas, sempre foi à luta para conseguir seus objetivos, que me transbordou de orgulho!!!
No mês da “falta de sorte” (não digo a outra palavra, é uma pequena superstição) vou, ainda, passar por, no mínimo, três experiências que prometem um atalho para a felicidade. A minha pequena (cumã?) Gabriela Martins Trezzi teve uma melhora surpreendente na sua avaliação comportamental no colégio. Não que ela tenha notas ruins, mas, volta e meia, abusa nas conversas. E o parecer do trimestre será entregue em agosto. É o mês em que deverão ser intensificados os novos projetos da Poemas à Flor da Pele, em que deverei dar o ok no livro de poemas coletivo a ser lançado no XVI Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves, de 6 a 11 de outubro.
Poxa, estava esquecendo completamente. A comunidade “Balzacos”, também do Orkut, tem festa quase todo o dia para comemorar os quatro anos. Em agosto de 2008 começam as mobilizações, plenárias, agendas e tudo o mais envolvendo a eleição para prefeito da minha Porto, cidade Alegre. E, claro, dentro das minhas condições de saúde, que não posso abusar da sorte, estarei mais uma vez engajada no projeto que considero melhor para todos nós. Com tanta coisa, é melhor colocar uma camisa-de-força no mês que ele enlouquecerá de vez!
márcia fernanda peçanha martins (publicado no site www.coletiva.net)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial