Blog da Marcinha

Ao postar emoções, medos, sensações e utopias aqui, através de fotos, pensamentos, crônicas, artigos e poesias, entrego a vocês um pedaço enorme do meu coração, por vezes ferido, outras alerta ou contente. Use com moderação!

10 abril, 2008

Chá Verde, um santo remédio

O costume de beber chá verde veio da china pôr volta de 800 D.C. A utilização do chá começou quando os monges budistas foram para a China estudar, e de lá retornaram para o Japão trazendo chá com a concepção de ser uma bebida medicinal. Na era Kamakura (1191-1333) o monge Eisai destacou em seu livro "Mantendo a saúde bebendo chá" (1211) os efeitos benéficos desta bebida. "O chá tem um poder miraculoso de prolongar a vida. Onde quer que se cultive chá, longa vida esta pessoa terá".
Através desta passagem notamos que o Chá Verde tem tido alto valor medicinal através dos tempos. Atualmente, estudos sobre os efeitos do chá verde progrediram tanto que já é provado cientificamente o lendário dizer: "chá é um remédio miraculoso para se manter a saúde". Está ficando cada vez mais claro que o Chá Verde tem uma significativa eficácia em prevenir doenças.
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura. O consumo desse chá produz termogênese (criação de calor) e maior gasto de energia e gorduras em humanos. Pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente.
Além disso, o chá tem cerca de metade da quantidade de cafeína do café. Está comprovado que o chá verde combate o envelhecimento precoce das células, diminui as taxas de colesterol, reforça os vasos sanguíneos e evita vários tipos de câncer. Previne cáries, tem ação antiinflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico, regenera a pele, fornece vitaminas e sais minerais, acelera o metabolismo e queima de gorduras.
É extraído da mesma planta que origina o chá preto, a Camillia sinensis, conhecida pelos povos do Oriente há mais de quatro mil anos. Porém, o método de obtenção da versão escura faz com que ela perca varias das substâncias que apresentam propriedades terapêuticas. Para conseguir esse segundo tipo de bebida o chá preto, é preciso fermentar a folha, diferentemente do processo de confecção do chá verde, no qual as folhas são expostas ao vapor d'água logo depois de colhidas e, por isso, guardam todos os seus princípios ativos.
A lista de benefícios é grande e impressiona. O povo oriental bebe o chá e se beneficia de suas propriedades há séculos. No Japão ele é conhecido e tomado há séculos.
O Poder do Chá Verde
Antioxidante - O chá verde contém altas concentrações de antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Detonador de Calorias - O chá verde dá mais energia do que a cafeína pura, a bebida faz crescer as taxas metabólicas e acelera a oxidação das gorduras. Os pesquisadores acreditam que a interação entre a cafeína e outros componentes do extrato de chá verde aumenta as taxas de queima de gordura.
Amigo do Coração - Médicos da Universidade Harvard concluíram que pessoas que bebem uma ou mais xícaras de chá verde diariamente têm menos riscos de sofrer ataque cardíaco. Beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em paises orientais. Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de Nagayama demonstra que beber chá verde diariamente reduz em 30% a probabilidade de um derrame na terceira idade.
Arma Contra o Câncer - Os efeitos dos compostos do chá verde no processo de oxidação das células, tem como resultado redução de doenças degenerativas com o câncer. Componentes químicos do chá verde teriam a capacidade de prevenir alterações no DNA das células. Pesquisadores afirmam que os antioxidantes do chá seriam úteis contra o câncer digestivo e urinário.

Fonte: www.nutribel.net

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger Emanuel Gomes de Mattos disse...

Márcia:
sugestão devidamente anotada. Com o inverno batendo na porta e prometendo liquidar com os descuidados da minha geração, qualquer dica que aumente a sobrevivência e/ou qualidade de vida é extremamente bem-vinda.
Beijão.
(ah, boto o endereço do blogspot antigo, senão o coments não entra.)

13 de abril de 2008 às 11:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial