Cuidado, há um Sidnei perto de nós (*)(**)
Cuidado, habita um Sidnei no seu edifício, no apartamento do andar de cima. Cuidado, trabalha um Sidnei na repartição, na seção ao lado da sua e cruza diariamente com as mulheres do local. Cuidado, um Sidnei frequenta as festas de aniversário, mesmo as familiares (ele pode ser um convidado e não necessariamente pertencer ao círculo mais íntimo) e parece até inofensivo. Cuidado, um Sidnei foi visto nas aulas da faculdade de sua filha. Cuidado, existe um Sidnei dentro de muitos lugares conhecidos e destila suas piadas infames, suas impressões nojentas e apresenta, com insistência, suas opiniões machistas e misóginas.
Tipos, como o Sidnei, que matou 12 pessoas da mesma família em uma festa de réveillon, em Campinas (São Paulo), inclusive a sua ex-mulher, Isamara Fillier, 41 anos, existem em todos os cantos do Brasil. São mais comuns do que se poderia imaginar. Não se trata de um personagem fictício endoidecido ou de uma minissérie passada no horário nobre da televisão. Homens, como o Sidnei ainda proliferam. Eles dizem, mesmo que em tom de brincadeira (mas no fundo não é brincadeira), que lugar de mulher é pilotando fogão. Disparam que menina não brinca de luta, não grita e não diz palavrão. Duvidam da inteligência de uma mulher se ela é bonita. É o marido que grita em alto e bom som que quem manda ali é ele.
Portanto, muito cuidado. Há um Sidnei perto de todas nós matando mulheres e propagando o machismo, o preconceito e a discriminação. Em pleno 2017, ainda vivemos sob o medo da violência de gênero. Somamos conquistas importantes, mas continuamos a conviver com uma sociedade marcada pelo machismo e misógina. De um modo geral, as mulheres ainda são culpadas pela violência cometida contra elas. São estupradas e a culpa recai sobre elas porque usaram roupas curtas. São agredidas e culpadas porque provocaram. Se a violência é doméstica, o motivo é porque não escolheram corretamente o marido.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial